Carreiras

| Empregos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do plenário do seu Conselho Federal, aprovou nessa segunda-feira (18) a súmula que torna “casos de agressões e violência contra a mulher fatores para impedir a inscrição de bacharéis em direito” nos seus quadros. A Comissão Nacional da Mulher Advogada havia pedido a edição de súmula, abordando os “quesitos de idoneidade moral para a obtenção da inscrição como advogado”.

“A violência contra a mulher, decorrente de menosprezo ou de discriminação a condição de mulher, não se limitando à violência física, constitui sim fator apto a caracterizar a ausência de idoneidade moral necessária para a inscrição na OAB, independentemente da instância criminal, sendo competentes os Conselhos Seccionais para deliberação dos casos concretos”, argumentou o relator do caso, o conselheiro federal Rafael Braude Canterji (OAB-RS), conforme informações da assessoria de comunicação da Ordem.

##RECOMENDA##

Para a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Lima de Andrade Borges (OAB-BA), a instituição não pode aceitar casos de violência contra as mulheres. “A OAB não pode compactuar com aquele que pratica a violência contra a mulher. Esse é o recado que a gente espera com a aprovação dessa súmula, no sentido de dizer que esse é um valor essencial para a OAB”, destacou Daniela.

Uma nova súmula foi aprovada na ocasião. Essa aborda a inidoneidade para situações que envolvem violência contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência mental e física.

O Grupo Vila, responsável pelo Cemitério e Crematório Morada da Paz, localizado em Paulista, abriu um processo seletivo para contratar profissionais das áreas de tanatopraxia, vendas e agente funerário. Para os três cargos, são oferecidos vales transporte e alimentação, carteira assinada e remuneração “compatível com o mercado de trabalho”, segundo informa a assessoria de imprensa da instituição.

Para realizar inscrições, os interessados devem enviar seus currículos para o site da empresa ou para o e-mail rhpe@grupovila.com.br, informando no assunto da mensagem o nome da vaga pretendida e a cidade. Dentre as exigências à vaga de tanatopraxia, área voltada para a função de preparar o corpo para o velório ou translado, estão o curso técnico de enfermagem, além de desejáveis conhecimentos específicos do procedimento.

##RECOMENDA##

Já para o cargo de vendedor, é preciso ter experiência com vendas e/ou atendimento ao cliente, facilidade de trabalhar em equipe e habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. O agente funerário contratado precisará ter Ensino Médio completo; carteira de habilitação B, C, D ou E; habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal; e desejável experiência em atividades de transporte e/ou logística.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) está com inscrições abertas, até 22 de março, para seleção de estagiários de nível médio. No total, são oferecidas 47 vagas para a concorrência geral e cinco exclusivas para pessoas com deficiência.

Os aprovados poderão atuar em vários municípios pernambucanos, devendo escolher a cidade almejada no momento da inscrição. A duração do estágio será de um ano e a jornada semanal prevista é de 25 horas.

##RECOMENDA##

Os candidatos devem ser estudantes de escolas estaduais. “Para concorrer às vagas de nível médio, o estudante deve ter frequentado o ensino médio no ano de 2018 e estar matriculado no ano letivo de 2019; ter idade mínima de 18 anos no ato da convocação; e estar em dia com as obrigações eleitorais”, informa a Secreta de Educação de Pernambuco.

Durante a seleção, será analisado o coeficiente de rendimento escolar dos participantes em 2018. “As notas dos candidatos equivalerão ao coeficiente de rendimento escolar, e serão ranqueadas em ordem decrescente. Os candidatos serão convocados seguindo a ordem de classificação decrescente de notas. Para fins de desempate dos candidatos, serão adotados sucessivamente os seguintes critérios: não ser repetente no ano/série, ou não cursar componente curricular em progressão parcial; estiver em série mais adiantada; tiver maior idade”, detalha a Secretaria.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado em 1º de abril. Os aprovados receberão bolsa mensal de R$ 575, bem como haverá auxílio transporte. Outros detalhes informativos podem ser vistos no edital da seleção.

O projeto The International Exchange, empresa social com sede em Olinda, está com uma vaga aberta para tradutor voluntário de inglês-português. O voluntário deve trabalhar diretamente com um publicitário da BBH London, que não fala português e precisa de ajuda para entrevistas de um projeto de comunicação voltado às populações vulneráveis ao vírus do HIV.

O projeto é feito em parceria com o Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivos (GTP+) e a Agência Íris. O serviço deve ser realizado em um turno, apenas em dias de semana, entre os meses de março e abril. Para mais informações, interessados podem enviar e-mail para matheus@theinternationalexchange.co.uk.

##RECOMENDA##

A chuva que atingiu a Grande São Paulo nos últimos dias provocou, além de mortes e prejuízos, transtornos para a população se locomover até o trabalho. Com ruas e linhas do Metrô e da CPTM interditadas por causa de alagamentos, muitas pessoas não conseguiram chegar ao trabalho.

Nesse caso, o advogado trabalhista e professor de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Prática Jurídica Trabalhista da Univeritas/UNG, Pedro Ivo Marques, diz que a empresa não pode descontar o dia do empregado, embora não exista lei específica que trate sobre atrasos ou faltas em dias de chuva.

##RECOMENDA##

"Há vozes na doutrina e jurisprudência trabalhista que entendam que não seria razoável descontar o dia de trabalho ou atrasos decorrentes da impossibilidade de deslocamento devido a fatores climáticos. Entretanto, há vozes que advogam pelo desconto do dia não trabalhado, visto que não há dispositivo especifico prevendo abono em razão do não comparecimento ao trabalho pelos mesmos fatores. Compartilho do entendimento da primeira corrente, pois o risco do negócio não pode ser suportado pelo empregado, neste caso deve receber o seu salário sem descontos", afirma.

Marques explica que todas as justificativas que obrigam o empregador a pagar o dia de trabalho de um funcionário que não comparece ao serviço devem estar previstas em lei ou norma empresarial, conforme estabelece o artigo 473 do decreto 5452, de 1943.

No entanto, o empregado deve comprovar o motivo da ausência, já que em muitos casos a região em que o empregador está não foi atingida pela chuva. E caso a empresa desconte do salário o dia não trabalhado, mesmo sendo comprovada a razão da falta, o empregado deve recorrer.

"Todos os meios de provas idôneos são possíveis. No caso de descontos o empregado poderá se socorrer na Justiça do Trabalho. Vale ressaltar que, para o empregado ingressar com uma reclamação trabalhista ele não precisa aguardar o término do contrato, ou seja, pode reclamar ainda que o seu contrato de trabalho esteja ativo", acrescenta Marques.

A companhia aérea Azul anunciou a abertura de 150 vagas de emprego. As oportunidades são para os setores administrativos e de call Center da empresa, cuja atuação será na cidade de Barueri e em nos aeroportos de Recife, Campinas, Guarulhos, Congonhas, Confins e Belém.

“A expectativa da Azul é preencher as oportunidades com profissionais que tenham algum tipo de deficiência. Com as admissões, a Azul espera repor postos de trabalho e atender ao crescimento da companhia no país. Para participar do processo seletivo, os interessados devem cadastrar os currículos no banco de vagas da companhia, hospedado dentro do site da empresa. O e-mail rhdiversidade@voeazul.com.br também está à disposição dos profissionais com deficiência”, informou a companhia.

##RECOMENDA##

Segundo a empresa, os selecionados receberão as demandas dos clientes na central de atendimento e nos aeroportos trabalharão nas funções de agente e auxiliar, principalmente com foco nos procedimentos de check in, embarque e desembarque. “A Azul trabalha de maneira inclusiva e entende que as pessoas com deficiência compõem um grupo de profissionais extremamente capacitados. Por isso, queremos contar com eles em nossa equipe. Nossa expectativa é que os candidatos tenham resiliência, maturidade e que possam agregar ao time, trazendo exemplos de experiência de vida e de atendimento”, comenta o diretor de RH Roberto Hobeika, conforme informações da assessoria de imprensa.

De acordo com a Azul, os candidatos devem ter, no mínimo, o ensino médio completo e a seleção terá análise curricular. O valor da remuneração não foi revelado. As inscrições estão disponíveis até o preenchimento das vagas.

 A Camil inaugurou, nesta terça-feira (12), uma fábrica de arroz, feijão e açúcar no Polo de Alimentos do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. A planta do empreendimento, que inclui um centro de distribuição, é o resultado de um investimento de R$ 22 milhões. Foi anunciada a geração de 170 novos postos de trabalhos diretos e indiretos.

Para o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), que marcou presença no evento, o empreendimento é uma reafirmação do potencial logístico do Estado. “Apesar da crise que o Brasil viveu nos últimos anos, há investidores, que confiaram em Pernambuco e no Nordeste. Isso é, aqui, um grande ponto de distribuição para toda a Região e, ao mesmo tempo, um grande ponto de qualificação e de recrutamento de mão de obra para os futuros investimentos nessa área de alimentos”, afirma.

##RECOMENDA##

O governador garante ainda que sua gestão seguirá buscando parcerias com potencial de geração de emprego para o estado. “Vamos continuar investindo na atração de indústrias com os benefícios que possam fazer a diferença na hora de escolher Pernambuco. Mas vamos, acima de tudo, continuar investindo naquilo que é tão importante, a mão de obra, o capital humano”, destaca.

Com 6,5 mil m² de área construída e capacidade produtiva de 10 mil toneladas por mês, a nova unidade da Camil recebeu incentivos fiscais do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind). “Esse incentivo concede 75% de isenção, 75% de crédito presumido em cima do saldo devedor de ICMS”, explica o diretor presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho. O Proind é uma reedição do Prodepe e existe desde 2017, com o objetivo de garantir incentivos fiscais especificamente às indústrias.

“O empreendimento reforça a vocação do estado de Pernambuco para atender a região Nordeste na parte de distribuição, e reforça a vocação do porto de Suape como ramo de distribuição logística da região Nordeste”, comenta Cerquinho.

A Faculdade UNINASSAU Caruaru está ofertando vagas de trabalho para PCD (Pessoa com Deficiência) em diversas funções na instituição. Os interessados devem enviar o currículo profissional para o e-mail do Departamento Pessoal (DP)- daniella.lima@mauriciodenassau.edu.br- colocando no assunto ‘’Currículo- Vagas PCD’’. 

‘’Nossa unidade vem crescendo cada vez mais e quanto ao seu corpo funcional não seria diferente, já que contamos com uma ampliação constante dessa equipe. Mais do que isso, temos uma preocupação cotidiana em atender da melhor forma possível  o nosso aluno e a comunidade em geral’’, destaca a diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo.

##RECOMENDA##

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3413-4660 ou presencialmente na sede da UNINASSAU, que fica localizada no Entroncamento entre as BRs 104 e 232, bairro Agamenon Magalhães, 1215.

Da assessoria 

O Programa de Estágio da Souza Cruz, empresa fabricante de cigarros, está com inscrições abertas até 29 de março. Com remuneração que pode chegar a R$ 1.550, a oportunidade seleciona candidatos de nível superior com previsão de formatura para julho de 2020.

Confira os cursos cobrados: administração, análise de sistemas ciências da computação, comércio exterior, comunicação (jornalismo/publicidade e propaganda), contabilidade/ciências contábeis, direito, economia/ciências econômicas, engenharia de computação, engenharia de produção, marketing, psicologia, recursos humanos e relações públicas, e sistema da informação.

##RECOMENDA##

De acordo com a companhia, os candidatos passarão por avaliações online, dinâmica de grupo e entrevista. Os selecionados deverão atuar nas cidades Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia (MG), Cachoeirinha (RS) e Santa Cruz do Sul (RS).

Além de remuneração, o estágio prevê plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, vale transporte, alimentação, entre outros. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no site da Souza Cruz.

A Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está com inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos 2019. A empresa busca profissionais para atuar nas unidades localizadas nas cidades de São Paulo, Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Para realizar as inscrições, é necessário acessar o site do processo seletivo da empresa, até o dia 28 de março.

Já para participar da seleção, é preciso estar no penúltimo ou último ano de qualquer curso de bacharelado, exceto os na área de saúde. Também é fundamental que os estudantes tenham inglês intermediário, residência ou disponibilidade de estagiar nas regiões específicas das vagas. Com duração de 12 ou 24 meses, o programa visa atrair, desenvolver e reter profissionais para serem protagonistas em diferentes áreas da empresa.

##RECOMENDA##

Os inscritos passarão por várias etapas de processo seletivo. Entre elas estão inscrição, assessment, case e entrevistas online, realizadas por meio da plataforma interativa e exclusiva do Programa de Estágio Whirlpool 2019. Toda a comunicação do processo será realizada via e-mail e/ou SMS para os dados informados na plataforma de inscrição.

Entre os benefícios, os profissionais terão bolsa-auxílio, vale-refeição ou restaurante, vale-transporte ou estacionamento, seguro de vida, convênio médico e desconto na compra de produtos das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) divulgou nesta terça-feira (12) edital de um novo processo seletivo. Com sede no Recife, a instituição pretende, por meio do certame, manter e ampliar o Programa Telessaúde Brasil Redes na Saúde Indígena.  

Ao todo, oito vagas são oferecidas pela seleção. Analista financeiro a administrativo, teleconsultor, fixo, teleconsultor sob demanda, programador, analista de tecnologia da informação, assessor de comunicação e monitor de campo são as funções disponíveis na disputa. Os valores dos salários não foram divulgados, mas o Imip garante que são quantias praticadas no mercado.

##RECOMENDA##

“A seleção para contratação temporária de pessoal será processada mediante avaliação curricular, de caráter classificatório aos candidatos que preencherem os pré-requisitos de que se trata o quadro constante do item 04 deste Edital”, destacou o Instituto.

Os candidatos deverão enviar currículo, nos dias 14 e 15 deste mês, para o e-mail ntes.adm@imip.org.br. Também será possível entregar os documentos no setor Secretaria do Núcleo de Telessaúde - NTES/Diretoria de Ensino, na Rua dos Coelhos, 300, bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Não é cobrada taxa de participação.

De acordo com o cronograma, a avaliação curricular será realizada no dia 18 deste mês; o resultado deverá ser anunciado no dia seguinte. Outros detalhes informativos podem ser obtidos no edital da seleção.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Pernambuco realiza, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), as inscrições para o processo seletivo com 127 vagas. As oportunidades são direcionadas a estagiários. Não há taxa de candidatura.

Do total de vagas, 126 são de nível superior e uma é para formação técnica. Administração, biblioteconomia, turismo, design, jornalismo, letras, pedagogia, música, nutrição, ciências contábeis, serviço social, arquitetura, educação física e engenharia civil são alguns dos cursos exigidos.

##RECOMENDA##

Segundo o edital do processo seletivo, os candidatos de nível superior devem estar cursando um dos quatro últimos períodos de graduação. Já os concorrentes de nível técnico precisam estar cursando o segundo ou terceiro período no momento da convocação. Entre as fases do processo seletivo estão análise do histórico escolar e avaliação comportamental.

Os provados poderão atuar nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Surubim, Buíque, Arcoverde, Petrolina, Triunfo, Araripina e Bodocó. “Para os estudantes de ensino superior, o valor da bolsa é de R$ 656, além de R$ 140 de auxílio-transporte. Já o estagiário de nível técnico em segurança do trabalho receberá uma bolsa de R$ 430 mais R$ 140 de auxílio-transporte”, informou o Sesc.

A instituição também destaca que a documentação dos participantes será analisada por ordem cronológica de inscrição até que seja preenchida a quantidade de habilitados. Mais informações podem ser obtidas no edital da seleção.

A companhia de bebidas Ambev abriu inscrições para programa de trainee 2019. Com salários de R$ 6,4 mil, a empresa recebe inscrições de alunos de todos os cursos de graduação que tenham se formado entre julho de 2017 até julho de 2019; saibam falar inglês avançado e tenham interesse de morar em qualquer estado brasileiro.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 7 de abril e candidatos precisarão passar por seis etapas, que envolvem testes online, business cases, dinâmicas em grupo e bate papo com líderes da marca. A quantidade de vagas oferecidas pela empresa não foi divulgada e os selecionados passarão por quatro meses de experiência.

##RECOMENDA##

A primeira etapa, três testes online, deve ser feita até o dia 14 de abril. Entre os benefícios estão gympass, material escolar, 14º salário, vale refeição, vale transporte e assistência médica. Saiba mais sobre o processo no site da Ambev.

Empresa especializada em auditoria e asseguração, a PwC Brasil está com inscrições disponíveis para o programa trainee ‘Nova Geração 2019’. Tecnologia da Informação, administração, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas e direito são os cursos exigidos pelo processo seletivo.

Os candidatos devem estar matriculados a partir do segundo ano de graduação ou precisam ter se formado há, no máximo, dois anos. Além de testes online, os participantes enfrentarão dinâmica de grupo, entrevista individual e processo de admissão.

##RECOMENDA##

De acordo com a empresa, os selecionados atuarão em vários escritórios espalhados pelo país, incluindo Recife. A seleção ocorrerá deste mês até maio; o início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2019.

A PwC não revelou o valor do salário e nem a quantidade total de vagas. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever até 8 de abril pela internet, sem a necessidade de taxa de participação. No mesmo site é possível obter mais informações sobre o programa. 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está com edital disponível com 516 vagas. O processo seletivo ocorre no âmbito do Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo e pretende facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Os candidatos devem ter idade de 14 anos a 22 anos e seis meses, bem como é necessário estar matriculado e cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio. De acordo com o edital do certame, os selecionados poderão atuar em vários municípios do Estado de São Paulo.  

##RECOMENDA##

O programa conta com jornada de quatro horas diárias de atividades e promete uma bola auxílio no valor de R$ 499 mensais. A seleção prevê prova objetiva de português, matemática, geografia e história.

Os interessados em participar da seleção deverão se inscrever das 10h de 11 de março às 14h de 8 de abril, por meio da internet. A taxa de participação custa R$ 55.

De acordo com o cronograma, o resultado será anunciado no dia 3 de julho. Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo.

Entre 600 profissões de diversos níveis de formação, 90 pagam melhor para mulheres. Nesses casos, elas ganham pelo menos 5% a mais que os homens. Essas ocupações se concentram nas áreas de educação e saúde. Já os salários oferecidos aos homens são pelo menos 5% maiores em 357 ocupações. Outras 153 profissões têm diferenças salariais inferiores a 5%, o que, segundo o estudo, pode ser considerada igualdade salarial.

A avaliação foi feita pelo site Quero Bolsa, plataforma online em que estudantes podem obter descontos de instituições de ensino, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 2018.   “A finalidade do nosso estudo é trazer para o estudante uma informação mais precisa de quanto a carreira para a qual ele está se preparando paga no mercado”, diz o gerente de relações institucionais do Quero Bolsa, Rui Gonçalves.

##RECOMENDA##

A maior diferença em favor das mulheres é na ocupação diretor de instituição educacional pública, que paga, em média, 68,97% a mais para elas. Já aquela que paga mais para os homens é diretor de redação de jornal. A diferença em favor deles chega a 182,58%.

Ensino superior

De acordo com o levantamento, os homens chegam a ganhar, em média, 45% a mais que as mulheres no Brasil. O dado se refere àqueles que têm ensino superior completo. Nesse grupo, em média, os homens ganham R$ 3.756,84 e, as mulheres, R$ 2.592,65, por mês.

Entre aqueles que têm apenas o ensino médio completo, a diferença da média salarial entre homens e mulheres é menor, mas os homens continuam ganhando mais, 10,89%. Nesses postos, os homens ganham, em média, R$ 1.570,89 e as mulheres, R$ 1.416,60.

“Se disponibilizamos isso, a gente acredita que as pessoas passam a ter noção das diferenças salariais entre homens e mulheres e podem tomar uma atitude para combater esse tipo de prática”, argumentou Gonçalves.

Na internet, na página do Quero Bolsa é possível consultar os salários médios de cada profissão por estado.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo abriu 2.4701 vagas de trabalho. Os destaques são atendente para as oportunidades como atendente de telemarketing e auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha.

Há 191 vagas para atendente de telemarketing, com remuneração de R$ 1.016,00. O candidato precisa ter terminado o ensino médio e não é necessário experiência anterior na atividade. O contratado será responsável por contatar ou receber ligações referentes a informações ou necessidades dos clientes a respeito da empresa em que trabalha.

##RECOMENDA##

 Já para auxiliar de limpeza, são 126 vagas abertas, com salário de R$ 1.213,00. O candidato precisa ter terminado o ensino fundamental e não é necessária experiência anterior no cargo.

Para auxiliar de cozinha estão disponíveis 44 oportunidades, com salário de R$ 1.246,00. As vagas não exigem experiência e para participar do processo de seleção o candidato também deve estar formado no ensino fundamental.

As demais vagas são para vendedor interno, atendente de lanchonete, atendente de lojas, auxiliar de pedreiro, vendedor porta a porta, eletricista e confeiteiro.

O site da Prefeitura contém a lista de endereços dos 24 Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, além de outras vagas disponíveis. O interessado precisa levar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Para quem não tiver os últimos dois documentos, a emissão é feita na hora com apresentação de uma foto 3x4 recente.

Uma análise divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pela manutenção do nível de emprego no Brasil. Os dados são baseados nos números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, referentes ao mês de janeiro.

Em 2018, os pequenos negócios tiveram saldo positivo em relação à geração de emprego. Cerca de 60,7 mil pessoas conseguiram uma ocupação formal em empresas deste tipo. No sentido oposto, as maiores empresas são resposáveis pelo fechamento de mais de 25 mil postos de trabalho, que ainda sofrem com os reflexos da crise econômica.  

##RECOMENDA##

Também ficou evidenciado na pesquisa do Sebrae que o setor de serviços foi o que mais cresceu, entre as micro e pequenas empresas. Sendo responsável por criar pelo menos 40 mil novas vagas, mais de dez vezes maior que o número de vagas geradas pelos médios e grandes negócios. Os setores imobiliário, de serviços odontológicos e relacionados à bebidas e comidas foram os que mais contrataram.

No entanto, as micro e pequenas empresas do setor de comércio demitiram mais em janeiro, tendo apresentado menos 33,6 mil vagas de emprego. Mesmo tendo saldo de geração de vagas inferior ao esperado, os números de 2019 são melhores que os apresentado em anos anteriores. “Os pequenos negócios continuam sendo a locomotiva que mantém a economia brasileira em movimento, em especial no que diz respeito à manutenção do nível de emprego”, explica o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa.

As micro e pequenas empresas de São Paulo foram as que mais geraram empregos em janeiro, cerca de 15,8 mil, acompanhadas pelas empresas de Santa Catarina, com 10,9 mil empregos e do Mato Grosso, com 10,4 mil novos postos de trabalho. Mas  foram os pequenos negócios da região Sul que criaram mais vagas de trabalho no primeiro mês deste ano. Mais de 27 mil pessoas conseguiram o emprego nos três estados, seguidas pelas MPE da região Centro-Oeste , com 18,9 mil empregos.

Empresa comerciante de produtos alimentícios, a Cargil está com vagas abertas para seus programas de estágio e trainee em 2019. Ao todo, são ofertadas 170 oportunidades de estágio e 15 para trainee.

As vagas para o programa de estágio são destinadas a estudantes de nível superior que irão concluir a graduação entre dezembro de 2019 a julho de 2021. Há oportunidades são para candidatos dos seguintes cursos: administração, agronegócios, agronomia, biologia, ciências agrárias, ciências atuariais, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, ciências humanas, ciências sociais, direito, economia empresarial e controladoria, educação física, engenharias, estatística, farmácia, física, fisioterapia, jornalismo, letras, logística, marketing, matemática, pedagogia, psicopedagogia, psicologia, publicidade e propaganda, química, relações internacionais, relações públicas, sistema da informação, tecnologia da informação e comunicação, veterinária, zootecnia.

##RECOMENDA##

Já para o programa trainee, a companhia busca jovens com até três anos de formados e que tenham experiências profissionais. Os cursos considerados são administração, agronomia, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciência e tecnologia de alimentos, comunicação social (publicidade e propaganda), engenharias, marketing, medicina veterinária, relações internacionais e zootecnia. Também são ofertadas vagas para Treinee Sr., em que além de ter experiência na área desejada, os candidatos devem ter concluído a graduação até dezembro de 2016.

Para os interessados nas vagas de estágio, o processo seletivo será composto por testes online; análise qualitativa e quantitativa das fichas de inscrição; avaliação online realizada pela Cia de Talentos; dinâmica de grupo presencial (a depender da vaga) e entrevista final. Os selecionados receberão auxílio compatível com o mercado, além de assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale refeição ou refeitório no local e auxilio transporte.

Os candidatos que pretendem ingressar no programa trainee serão submetidos a provas online, idioma e solução de problemas; entrevista virtual; avaliação o oral de inglês e um painel com executivos da empresa. Os contratados receberão remuneração alinhada com as melhores práticas do mercado, vale-refeição ou restaurante interno, programa de participação nos resultados (PPR), assistência médica e odontológica, plano de previdência privada, seguro de vida, cooperativa de crédito, grêmios locais – atividades esportivas, culturais e de lazer, e benefícios de final de ano.

As vagas são para atuar nas áreas Administrativa, Comercial, EHS - Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Logística, Marketing, Procurement, Qualidade, Tecnologia da Informação ou Trading nas unidades da Cargill em Água Boa (MT), São Paulo (SP) e Uberlândia (MG). As candidaturas são realizadas pelo site da Cargil até o dia 19 de março.

De acordo com pesquisa da consultoria Yoctoo, que atua no recrutamento e seleção de profissionais para o mercado da Tecnologia da Informação, 82,8% das mulheres trabalhadoras da área relatam já terem sido vítimas de preconceito. Já nas escolas e cursos de tecnologia, a porcentagem é de 61,8%. O estudo foi conduzido com o objetivo entender os desafios enfrentados pelas mulheres na área, a partir de uma consulta qualitativa de seus anseios e dificuldades.

“É um cenário preocupante, que mostra o quanto ainda estamos longe de tornar a área de tecnologia um ambiente igualitário, afirmou Paulo Exel, diretor da Yoctoo. Os resultados também apontam que 72% das entrevistadas colocaram que, quando crianças, não haviam sido incentivadas a gostarem de brincadeiras ou carreiras ligadas à tecnologia. “Isso ajuda a explicar o motivo de ainda vermos poucas mulheres em cursos relacionados à tecnologia ou interessadas em seguir carreira na área”, interpreta Exel.

##RECOMENDA##

Os números também mostraram que as mulheres se sentem pouco representadas no ramo: aproximadamente 64% das profissionais comentaram que consideram baixo o número de mulheres atuando na área e, assim, inspirando novas gerações. Por fim, 42% das entrevistadas colocaram que o maior desafio na profissão é precisar provar a todo tempo que são competentes tecnicamente.

Para Exel, os estudos de experiência do usuário nunca estiveram tão em foco no setor, demandando paulatinamente a diversificação de olhares no desenvolvimento dos produtos tecnológicos. “É função dos criadores/implementadores das tecnologias compreender como é estar na pele de seus usuários, que na maior parte das vezes, transitam em ambos os gêneros (homem e mulher)”, conclui.

Páginas

Leia Concursos

Procure os
Concursos

Inscrições  Inscrições: Até 31/03/2019
Provas  Provas: 28/04/2019
Salário  Salário: Salário inicial é de R$ $ 2.881,27
Inscrições  Inscrições: Até 15/04/2019
Salário  Salário: Remunerações salariais variam de R$ 954,00 até R$ 4.669,47
Inscrições  Inscrições: 10/03/2019
Salário  Salário: até R$ 9.459 mil

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando